Taxa de Turnover Atinge Níveis Alarmantes; Saiba Como Evitar a Perda de Talentos
O número de brasileiros que pediram demissão em 2024 bateu recorde. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), entre janeiro e setembro do ano passado, o país registrou 6,5 milhões de pedidos de demissão, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
A maior parte desses pedidos veio de jovens entre 18 e 24 anos, que buscam mudar de carreira ou empreender. Além disso, quase 30% das empresas apresentaram uma taxa de turnover (rotatividade) acima de 10%, de acordo com o Índice de Confiança da consultoria de recrutamento Robert Half.
Os 5 Motivos que Mais Levam à Demissão
O estudo da Robert Half identificou os principais fatores que incentivaram os profissionais a pedirem demissão em 2024:
- Melhores Propostas em Outras Empresas (71%)
Receber uma oferta mais atraente de outra empresa foi o principal motivo para a perda de talentos. - Falta de Oportunidades de Crescimento (40%)
Quase metade dos profissionais responsáveis pelo recrutamento citaram a estagnação na carreira como justificativa para as demissões. - Salários Abaixo da Média do Mercado (24%)
Remuneração desalinhada com as expectativas do mercado é um fator decisivo para muitos profissionais. - Benefícios Pouco Competitivos (22%)
A falta de benefícios atrativos, como planos de saúde e auxílios, também influencia a decisão de mudar de emprego. - Falta de Reconhecimento e Recompensas (22%)
Profissionais que não se sentem valorizados tendem a buscar novas oportunidades.
O Risco da “Demissão por Vingança”
Uma pesquisa do Glassdoor alerta para uma possível onda de “demissão por vingança” em 2025, caso as empresas não adotem medidas para reter seus talentos. Segundo o consultor sênior da SHL, Marais Bester, organizações que insistem em modelos ultrapassados, ignoram a flexibilidade ou não ouvem seus funcionários são as que mais sofrerão com a rotatividade.
Estratégias para Retenção de Talentos
Para evitar a perda de profissionais, muitas empresas já estão adotando iniciativas como:
- Capacitação das Lideranças (39%)
Investir no treinamento de gestores para melhorar a comunicação e o relacionamento com as equipes. - Oferta de Treinamentos para a Equipe (36%)
Promover capacitações que ajudem os funcionários a se desenvolverem profissionalmente. - Programas de Desenvolvimento de Carreira (35%)
Criar planos de carreira claros e oportunidades de crescimento dentro da organização. - Melhoria nas Condições de Trabalho e Ambiente Organizacional (35%)
Oferecer um ambiente de trabalho agradável e condições que promovam o bem-estar. - Aprimoramento da Gestão de Desempenho (31%)
Implementar sistemas de avaliação e feedback que reconheçam e recompensem o bom desempenho.
A alta taxa de turnover em 2024 reflete a insatisfação dos profissionais com salários, benefícios, oportunidades de crescimento e reconhecimento. Para reter talentos em 2025, as empresas precisam adotar estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais atrativo, flexível e valorizem o desenvolvimento profissional.
Fique atento às necessidades dos seus funcionários e invista em práticas que fortaleçam a retenção de talentos. Em caso de dúvidas, consulte especialistas em recursos humanos para orientação personalizada.